Neste sábado (30), milhares de pessoas participaram de duas manifestações nas ruas de Roma, convocadas por organizações sindicais e grupos de jovens ambientalistas, para protestar contra os países mais ricos do mundo reunidos na capital italiana para a cúpula do G20.
Uma das passeatas foi convocada pelo sindicato COBAS, por movimentos de esquerda e pelos trabalhadores da Alitalia e da Whirlpool e, embora fossem esperadas cerca de 5 mil pessoas, o número de participantes foi claramente inferior, segundo a polícia italiana. Outro protesto foi convocado pelo Partido Comunista, que reuniu centenas de pessoas na Praça de São João de Latrão, em Roma, contra a política do governo italiano presidido por Mario Draghi.
"Você a doença e nós a cura", "Você o G20 e nós o futuro", são alguns dos cartazes abertos na manifestação de trabalhadores, movimentos e jovens ambientalistas da iniciativa lançada pela ativista sueca Greta Thunberg, "Sexta-feira para o Futuro" ou "Rebelião da Extinção". Os manifestantes pediram a eliminação das patentes de produtos farmacêuticos e da lei global de vacinas.
Sindicatos e jovens ambientalistas protestam em Roma contra o G20
- 30/10/2021 16:55
- Agência EFE