Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ditadura venezuelana

TPI diz que houve “inação” do Estado venezuelano para punir crimes contra a humanidade

nicolas maduro
Ditadura de Nicolás Maduro pode ser investigada pelo TPI (Foto: Rayner Peña R./EFE)

Ouça este conteúdo

Depois de concluir que ocorreram crimes de lesa-humanidade na Venezuela, a procuradora do Tribunal Penal Internacional (TPI), Fatou Bensouda, confirmou que houve "inação" por parte do Estado venezuelano para processar e punir os crimes que ocorreram no país a partir de 2017. O documento, datado de 14 de junho mas que só veio a público agora, diz que a decisão sobre a abertura da investigação será do novo ocupante do cargo, o britânico Karim Khan.

A procuradoria do TPI afirmou também que as autoridades venezuelanos "não estão realmente dispostas a investigar e/ou processar esses casos". Em outra parte do documento, declara que os procedimentos internos não foram realizados de forma independente ou imparcial, “o que significa que foram realizados de forma incompatível com a intenção de levar a pessoa à justiça”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.