Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paralisação

Trens da Argentina voltam a funcionar após acordo com governo

Paralisação da linha D do metrô na cidade de Buenos Aires também foi suspensa (Foto: EFE/Juan Ignacio Roncoroni)

Ouça este conteúdo

Os trens da Argentina voltaram a funcionar nesta terça-feira (8) depois que os sindicatos ferroviários concordaram em abrir uma nova mesa de diálogo com o Ministério do Trabalho e Transportes, após mais de 12 horas de paralisação.

O sindicato ferroviário La Fraternidad, junto com o grêmio Oeste de la Unión Ferroviaria, havia anunciado na noite de segunda-feira que os trens não funcionariam por 24 horas em demanda por um bônus de 50 mil pesos (cerca de R$ 1.610) para os aposentados e pensionistas do setor devido ao “descumprimento do compromisso assumido” pelo Ministério do Trabalho.

Nas últimas horas o governo argentino conseguiu chegar a um acordo com os sindicalistas, que suspenderam a medida, e terá um prazo de 20 dias para resolver o conflito.

Embora os trens estejam funcionando novamente, no momento, são relatados atrasos devido a alterações nos horários dos serviços programados. Por outro lado, também foi suspensa a paralisação da linha D do metrô na cidade de Buenos Aires, cujos operadores exigiam dois dias de descanso por semana, mais pessoal e renovação da frota, conforme anunciado pela Associação Sindical dos Metroviários.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros