O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (24) que pode forçar companhias americanas a deixarem a China, invocando lei americana de 1977 que permite ao governo isolar regimes considerados "criminosos". "Para todos os repórteres de Fake News que não têm a menor idéia sobre o que significa a lei em relação aos poderes presidenciais, China, etc., tente examinar a Lei dos Poderes Econômicos de Emergência de 1977. Caso encerrado!", escreveu o presidente no Twitter logo após chegar à França para o encontro do G7, que tem as queimadas na Amazônia como uma das principais pautas.
For all of the Fake News Reporters that don’t have a clue as to what the law is relative to Presidential powers, China, etc., try looking at the Emergency Economic Powers Act of 1977. Case closed!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) August 24, 2019
Conforme o jornal americano The New York Times, a legislação, no entanto, não pode ser aplicada como retaliação a parceiros por causa de desavença entre tarifas. Mas na prática, ao se referir à possibilidade e aplicar a norma, o presidente poderia desestabilizar ainda mais empresas americanas que mantêm grandes negócios com a China. No início do mês, Trump já havia anunciado que vai impor tarifa de 10% sobre US$ 300 bilhões em produtos importados da China a partir de 1º de setembro.