Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Após renúncia

Trump aplaude povo e militares da Bolívia por “proteger a Constituição”

O ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, em El Alto, 10 de novembro de 2019. Morales renunciou à presidência do país no domingo (Foto: Enzo DE LUCA / Presidência da Bolívia / AFP)

A Casa Branca afirmou nesta segunda-feira (11) que a renúncia do agora ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, é "momento significativo para a democracia no Hemisfério Ocidental". Por meio de um comunicado oficial, o governo do presidente americano, Donald Trump, declarou que os Estados Unidos "aplaudem o povo boliviano por exigir liberdade e os militares por cumprirem seu juramento de proteger não uma pessoa, mas a Constituição da Bolívia".

A Casa Branca disse, no comunicado, que "depois de 14 anos e sua recente tentativa de se sobrepor à Constituição boliviana e à vontade do povo, a saída de Morales preserva a democracia e pavimenta o caminho para que as vozes da população da Bolívia sejam ouvidas". O governo de Trump ressaltou, ainda, que a renúncia de Morales "envia um forte sinal para regimes ilegítimos na Venezuela e na Nicarágua". "Nós estamos agora um passo mais perto de um Hemisfério Ocidental completamente democrático, próspero e livre", completa a Casa Branca.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.