O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (2) que seu país vai tarifar os vinhos da França e "todo o resto" em razão do Imposto sobre Serviços Digitais do país europeu. O governo americano já havia ameaçado impor tarifas de até 100% a US$ 2,4 bilhões em importações de produtos franceses por causa do imposto. Segundo relatório do Escritório do Representante Comercial dos EUA (USTR, na sigla em inglês), o imposto francês discrimina empresas digitais americanas como Google, Apple, Facebook e Amazon.
Trump, que falou durante coletiva de imprensa em Londres, onde participará de reunião da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), disse que não vai permitir que a França "tire vantagem" de empresas americanas. Ele também voltou a acusar a União Europeia de tratar os EUA "de forma muito injusta" no que diz respeito ao comércio.
O ministro das Finanças da França, Bruno Le Maire, disse que as ameaças tarifárias dos EUA não são o que se espera de um aliado e que a União Europeia está pronta para retaliar se sobretaxas entrarem em vigor.