O que se sabe sobre a nova política de conteúdo do Twitter após compra por Elon Musk?
Elon Musk revelou que novo serviço denominado “Verified” será voltado para contas de governos e empresas.| Foto: Ulises Ruiz Basurto/EFE

O Twitter lançará na próxima semana novos símbolos para verificar as contas de empresas e membros do governo, que se somarão à conhecida marca azul usada até agora na rede social, segundo anunciou nesta sexta-feira (25) o bilionário Elon Musk.

"Marca dourada para empresas, marca cinza para governo, azul para pessoas (famosos ou não) e todas as contas verificadas serão autenticadas manualmente antes da ativação da marca. Doloroso, mas necessário", escreveu o empresário em uma mensagem em sua própria conta.

Respondendo a um usuário, Musk revelou que se trata de um novo serviço denominado "Verified", que será ativado "provisoriamente" na sexta-feira da próxima semana. O empresário antecipou que a falsificação de identidade "deliberada" será punida com a suspensão da conta e que certos dados, como a biografia, permitirão distinguir pessoas que "genuinamente têm o mesmo nome exato".

Pouco depois de comprar a rede social por US$ 44 bilhões, e em meio a demissões em massa de seus funcionários, Musk impôs um modelo de verificação de contas por meio de pagamentos, mas inúmeros brincalhões e impostores fizeram o empresário reconsiderar seu plano. Na última segunda-feira (21), Musk adiou indefinidamente a aplicação dessa medida devido à proliferação de contas falsas e deu a entender que estava trabalhando em marcas de cores diferentes para organizações e particulares.