Os serviços secretos da Ucrânia lançaram um alerta neste domingo (19) de que a Rússia se prepara para realizar "exercícios em grande escala de forças nucleares estratégicas" como forma de "chantagem", às vésperas da visita do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, à Polônia.
A Diretoria Principal de Inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia anunciou ter confirmado que a Rússia está preparando componentes de suas forças nucleares para fazer manobras que implicam no lançamento de mísseis balísticos e de cruzeiro.
Na preparação para tais exercícios, foi comprovado o funcionamento do sistema centralizado de controle de combate das Forças Armadas russas e, como parte deste teste, as forças nucleares foram colocadas no mais alto nível de alerta de combate, indica a inteligência ucraniana.
Segundo os serviços secretos de Kiev, a decisão de realizar as manobras fazem parte de uma tentativa de criar obstáculos para a visita de Biden á Europa. O presidente americano desembarcará nesta segunda-feira em Varsóvia, na Polônia, em uma viagem que coincide com o primeiro aniversário da invasão russa.
A estratégia de Moscou passa por usar a "chantagem nuclear direta" para "enfraquecer o apoio internacional à Ucrânia", indica a inteligência de Kiev. O alerta ocorre dias depois de que o relatório anual do Ministério da Defesa da Noruega ter levantado a possibilidade de a Rússia ter transferido parte de suas capacidades nucleares para navios e submarinos de sua Frota Norte.