Familiares e amigos participaram das cerimônias fúnebres do soldado ucraniano Volodimir Dmytras , em junho, em Novyi Vytkiv (Ucrânia).| Foto: EFE
Ouça este conteúdo

As forças armadas da Ucrânia perderam entre 10 e 13 mil soldados desde o início da guerra contra a Rússia em fevereiro, conforme anunciou o conselheiro presidencial Mykhailo Podoliak à televisão ucraniana na quinta-feira (1). A última estimativa oficial da Ucrânia sobre suas perdas militares foi feita em agosto, quando o Chefe do Estado-Maior de Defesa anunciou quase 9 mil mortos.

"Temos números oficiais do Estado-Maior, temos números oficiais do alto comando e eles estão entre 10 e 13 mil mortos", disse Mykhaïlo Podoliak ao canal Kanal 24. No mês passado, um general dos EUA estimou mais de 100 mil soldados russos mortos ou feridos na Ucrânia, acrescentando que as forças ucranianas "provavelmente" devem ter sofrido perdas semelhantes. Um conselheiro do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, Oleksiy Arestovych, disse na quarta-feira (30) que o número de mortos na Rússia é cerca de sete vezes maior do que o da Ucrânia.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade