Soldado ucraniano da linha de frente na cidade de Severodonetsk, Ucrânia, em 2 de junho de 2022.| Foto: EFE/EPA/STR
Ouça este conteúdo

A Ucrânia anunciou nesta sexta-feira (24) que suas tropas estão se retirando da cidade de Severodonetsk, palco de bombardeio incessante nas últimas semanas. O governador da província, Serhiy Gaidai, disse que os combatentes receberam a ordem de mudar para novas posições, mas não especificou qual será o novo foco da defesa ucraniana.

"Não faz sentido permanecer meses em regiões devastadas", explicou Gaidai. Na semana passada, o comandante do Exército ucraniano, Valeri Zaloujny, contou que os russos possuíam uma vantagem de “dez contra um” na região.

Conquistando a cidade, a Rússia avança mais facilmente pela região vizinha de Donetsk, indispensável para a tomada da Bacia do Donbas.

Publicidade

Antes da invasão russa na Ucrânia, em 24 de fevereiro deste ano, Severodonetsk tinha cerca de 100 mil habitantes. Hoje, está em grande parte destruída e deserta. Junto com Lyssytchank, Severodonetsk se tornou o centro administrativo do Donbas ucraniano, desde que separatistas apoiados por Moscou se estabeleceram na parte oriental da região, em 2014.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]