Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sanções

UE decide dificultar visto para russos

Bandeiras da União Europeia (UE) em frente ao Banco Central Europeu (BCE) em Frankfurt, Alemanha, 21 de julho de 2022. (Foto: EFE/EPA/RONALD WITTEK)

Ouça este conteúdo

Reunidos em Praga, nesta quarta-feira (31), os ministros das relações estrangeiras da União Europeia decidiram suspender a facilitação do regime de emissão de vistos com a Rússia, tornando agora o processo mais longo e rígido.

Antes da decisão final, Polônia, Estônia, Letônia e Lituânia declararam que pretendiam impedir completamente a entrada de russos na região. Em uma declaração divulgada pela agência AFP, os quatro países ressaltaram que seria necessário, pelo menos, limitar "de forma drástica" o número de vistos aprovados, especialmente os turísticos, para reduzir a circulação de russos.

O alto-representante para a Política Externa e de Segurança da UE, Josep Borrell, anunciou que a decisão precisa ser unânime. De acordo com ele, dificultar o processo de retirada de vistos será o suficiente para reduzir as entradas de turistas russos em território europeu, sem cortar a ligação da UE à sociedade civil da Rússia e àqueles que são contra a guerra na Ucrânia.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.