A União Europeia informou que começará a suspender as restrições de viagens para residentes de países fora do grupo, impostas por causa da pandemia de Covid-19, a partir de 1º de julho. A lista inicial conta com 15 países, sendo que a China está sujeita à confirmação de reciprocidade. Da América do Sul, apenas o Uruguai faz parte da lista. Assim como o Brasil, os Estados Unidos não foram incluídos devido ao aumento recente no número de casos de coronavírus.
De acordo com a União Europeia, a lista poderá ser revista ou atualizada a cada duas semanas. Na primeira versão estão: Argélia, Austrália, Canadá, Geórgia, Japão, Montenegro, Marrocos, Nova Zelândia, Ruanda, Sérvia, Coreia do Sul, Tailândia, Tunísia, Uruguai e China. Brasileiros que atualmente estejam nesses lugares poderão viajar aos países do bloco, porque a regra leva em em consideração o país de origem do voo e não a nacionalidade dos viajantes.
"Os critérios para determinar os países terceiros para os quais a atual restrição de viagens deve ser levantada abrangem, em particular, a situação epidemiológica e as medidas de contenção, incluindo o distanciamento físico, bem como considerações econômicas e sociais", informa o comunicado.