Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Resposta ao coronavírus

UE lança programa de redução de jornada para manutenção de empregos

uniao europeia empregos coronavirus
Presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, anunciou a medida no Twitter (Foto: Aris Oikonomou/AFP)

Ouça este conteúdo

A União Europeia (UE) lançou nesta quarta-feira (1º), um programa para reduzir a jornada de trabalho na zona do euro como forma de evitar demissões em massa, em meio à crise econômica trazida pela pandemia do novo coronavírus. Batizada de "Sure", a proposta financiará empresas com recursos da Comissão Europeia, órgão executivo do bloco, em parceria com outros países-membros.

O programa foi anunciado pela presidente da Comissão Europeia, Ursula Von de Leyen, em sua conta oficial no Twitter. Os detalhes, de acordo com a postagem, serão divulgados ao longo da semana. Ainda assim, a líder defendeu a proposta, já aplicada no passado para mitigar efeitos da recessão pós-crise financeira de 2008. "É algo crucial para retomar a economia", afirmou Von der Leyen, que disse considerar a pandemia como a maior tragédia humana desde as guerras.

De acordo com a presidente da Comissão Europeia, o "Sure" vai auxiliar, sobretudo, os países da zona do euro mais afetados pela Covid-19, como Itália e Espanha.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros