O Uruguai detectou pela primeira vez um caso de gripe aviária, segundo o Ministério de Pecuária, Agricultura e Pesca do país.
A doença foi identificada em um cisne de pescoço negro na província de Rocha, cidade localizada no sudeste do território uruguaio.
Também nesta quarta-feira (15), a Argentina decretou emergência sanitária em todo país, após a confirmação de um caso de gripe aviária na província de Jujuy, na região norte.
"A confirmação da entrada do vírus no país nos coloca em alerta, mas não nos surpreende", afirmou o secretário de Agricultura, Juan José Bahillo, em entrevista coletiva.
A Argentina havia na última semana anunciado um reforço da vigilância epidemiológica na fronteira norte após surtos de gripe aviária na Bolívia.
Na última quarta-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou, por meio de um comunicado oficial, sobre a propagação da doença em diversas regiões do mundo.
A gripe aviária afeta, principalmente, aves domésticas e é classificada em dois subtipos, em função de duas proteínas de superfície, sendo considerada altamente letal, de acordo com a OMS.
É possível a transmissão do vírus da gripe aviária para humanos que tenham tido contato com aves infectadas.