O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta sexta-feira, 11 (no horário do Brasil) que quase 40 mil pessoas foram evacuadas ontem de várias cidades do país.
"Hoje (quinta-feira) uma das nossas principais tarefas foi a organização de corredores humanitários (...) Conseguimos evacuar quase 40 mil pessoas de Poltava, Kiev, Cherkasy, Zaporizhzhia, Dinipro e Lviv para sua segurança", disse o presidente ucraniano em um vídeo postado em sua conta no Telegram.
De acordo com uma nota divulgada esta manhã pelo chefe do Centro de Controle de Defesa Nacional de Moscou, Mikhail Mizintsev, coletada pela agência "Interfax", a Rússia permitirá a saída de comboios humanitários de várias cidades ucranianas hoje, desde que sejam notificados com antecedência os dados dos veículos e dos funcionários que os acompanharão.
O êxodo constante de refugiados que deixam a Ucrânia fugindo da guerra devido à invasão russa já ultrapassa 2,3 milhões de pessoas que chegaram às vizinhas Polônia, Hungria, Romênia, Moldávia e a própria Rússia, segundo a Agência das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).