Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra na Ucrânia

Zelensky assina pedido de entrada da Ucrânia na União Europeia

Zelensky assina pedido de entrada da Ucrânia na União Europeia
Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky assinando solicitação de entrada na União Europeia (Foto: Divulgação/Governo da Ucrânia)

Ouça este conteúdo

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou, nesta segunda-feira (28), a solicitação oficial de entrada do país na União Europeia (UE) – bloco econômico e político que tem entre seus propósitos ajudar os países-membros em seu desenvolvimento econômico e manter a paz no continente europeu. "É um momento histórico", declarou o Parlamento ucraniano em seu canal no aplicativo de mensagens Telegram.

Nos últimos dias, Zelensky manifestou-se nas redes sociais sobre o tema afirmando que o momento atual era “crucial para encerrar de uma vez por todas a discussão de longa data e decidir sobre a adesão da Ucrânia à União Europeia”. Nos últimos dias, o presidente ucraniano também citou o apoio de líderes europeus para a entrada do país no bloco.

Nesta segunda-feira, quinto dia de ataques russos à Ucrânia, Zelensky fez uma manifestação em vídeo na qual citou que havia reforçado o pedido de admissão à UE. “Estamos nos dirigindo à UE sobre a rápida integração da Ucrânia por meio de um novo procedimento especial. Nosso objetivo é estar junto com todos os europeus e, mais importante, estar em pé de igualdade”, disse.

Também nesta segunda, o chefe do Conselho da União Europeia, Charles Michel, disse que há “opiniões diferentes” entre os 27 países que compõem o bloco sobre a adesão da Ucrânia. Ele disse, no entanto, que o debate sobre o tema será realizado.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.