Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, falou sobre ingresso na UE após reunião com presidente do Parlamento Europeu.| Foto: EFE/EPA/SERGEY DOLZHENKO
Ouça este conteúdo

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, manifestou neste sábado (4) a esperança de que as negociações para a adesão à União Europeia (UE) comecem este ano. A afirmação aconteceu após reunião com a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, em Lviv, oeste do país.

"A Ucrânia aspira a concluir a implementação das recomendações da Comissão Europeia o mais rápido possível e iniciar as negociações para a adesão à UE este ano", escreveu o presidente ucraniano após a reunião em seu canal na rede Telegram. Além disso, agradeceu a Metsola por sua "liderança" no apoio à Ucrânia e pelas "importantes decisões" tomadas pelo Parlamento Europeu, em particular a resolução que apoia a decisão de conceder à Ucrânia o estatuto de país candidato à adesão.

Por sua vez, a presidente do Parlamento Europeu enviou uma mensagem de perseverança a partir da sua conta na rede social Twitter. "Ao longo do último ano, aprendi muito com a Ucrânia. Mas talvez a lição mais importante seja aquela formulada pelo (poeta ucraniano) Taras Shevchenko: 'continue lutando e é seguro que vencerá'. Isso é tão verdadeiro quando se trata da busca pela paz e liberdade como é na vida", escreveu.

Publicidade

Zelensky viajou a Lviv para participar de uma conferência internacional sobre os mecanismos existentes para processar o crime de agressão russa contra a Ucrânia e Metsola foi à cidade após visitar Kiev, onde se reuniu com o porta-voz do Parlamento ucraniano, Ruslan Stefanchuk, e prometeu que a cooperação entre os parlamentos "continuará a se fortalecer".