Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Brexit

Em clima de festa, Reino Unido diz adeus à União Europeia; veja fotos

Apoiadores do Brexit comemoram em Warrington, noroeste da Inglaterra (Foto: Oli SCARFF / AFP)

Ouça este conteúdo

Três anos e meio depois do referendo em que os britânicos decidiram pela saída do Reino Unido da União Europeia, o Brexit finalmente aconteceu.

VEJA TAMBÉM:

A separação oficial aconteceu às 23 horas (horário local, 20 horas em Brasília), quando é meia-noite na maior parte do restante do continente. Cerca de 5 mil pessoas estavam reunidas em frente ao Parlamento britânico para celebrar o divórcio entre Reino Unido e UE. O governo preparou uma série de eventos para marcar a data.

Na sede do governo, no coração da capital britânica, um relógio com contagem regressiva para as 23 horas foi projetado nos famosos tijolos pretos da residência do primeiro-ministro. Edifícios ao redor de Whitehall - onde estão os demais órgãos burocráticos - também estavam iluminados à noite.

1 de 16

Apoiadores do Brexit comemoram em Warrington, noroeste da Inglaterra

2 de 16

Apoiadores do Brexit comemoram em Londres

3 de 16

Relógio projetado na residência oficial do primeiro-ministro no número 10 da Downing Street, Londres, faz a contagem regressiva para o Brexit

4 de 16

Funcionários retiram a bandeira do Reino Unido no Parlamento Europeu em Bruxelas no dia do Brexit

5 de 16

Apoiadores do Brexit comemoram em Warrington, noroeste da Inglaterra

6 de 16

Um relógio projetado na residência oficial do primeiro-ministro no número 10 da Downing Street, Londres, faz a contagem regressiva para o Brexit

7 de 16

Bandeira do Reino Unido é refletida no chão em evento para celbrar a amizade entre Bélgica e Reino Unido, em Bruxelas

8 de 16

Apoiadores do Brexit comemoram em Warrington

9 de 16

Líder do Partido do Brexit, Nigel Farage, chega à Parliament Square, local da celebração em Londres

10 de 16

Apoiadores do Brexit comemoram em Londres

11 de 16

Ativistas protestam na fronteira entre Irlanda e Irlanda do Norte

12 de 16

Ativistas anti-Brexit fazem vigília em Londres

13 de 16

Apoiadores do Brexit comemoram

14 de 16

Apoiadores do Brexit comemoram em Londres

15 de 16

Apoiadores do Brexit comemoram em Warrington

16 de 16

Apoiadores do Brexit comemoram em Londres

"Esplêndido sucesso"

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson afirmou em discurso que a saída do Reino Unido da Europa pode ser um "esplêndido sucesso". O vídeo foi publicado no Twitter oficial do premiê na noite desta sexta-feira, uma hora antes da oficialização do Brexit.

No vídeo, Johnson afirma entender os diferentes sentimentos que os ingleses experimentam neste momento - destacando que há aqueles que encaram o Brexit como um 'momento de esperança' e outros que experienciam 'ansiedade e 'perda'.

"Eu entendo todos esses sentimentos e nosso trabalho, enquanto governo - o meu trabalho - é unir este país agora e nos levar à frente", disse. E acrescentou: "a coisa mais importante para dizer hoje à noite é que este não é um final, mas um começo. Este é o momento em que amanhece e a cortina sobe em um novo ato no nosso grande drama nacional".

Bom para o Brasil

Mesmo com o divórcio, pouca coisa deve mudar até o final de 2020. A relação entre Reino Unido e UE entra a partir de agora em um período de transição que deve durar até 31 de dezembro. O Brexit é positivo para o Brasil, na avaliação do economista Celso Grisi, professor da Universidade de São Paulo (USP) e da Sustentare Escola de Negócios.

"O Brasil só tem a ganhar com isso tudo", disse Grisi à Gazeta do Povo. "O Reino Unido é a quinta economia do mundo e importa fortemente. Eles vão ter que substituir os seus exportadores, porque as tarifas e regulamentações de todo tipo que a UE levantará são barreiras que crescerão nesse período para o Reino Unido", explica.

O economista ressalta que o Reino Unido já está negociando com o Brasil, por meio de sua representação diplomática, e manifesta "uma necessidade muito grande de importar através do Brasil". Para Grisi, os produtos brasileiros que podem se beneficiar são carne de frango, carne bovina, frutas e outros alimentos.

Conteúdo editado por: Helen Mendes

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.