Alguns brinquedos emitem sons tão altos que podem provocar danos, dependendo da distância do ouvido e do tempo de exposição ao barulho.
- Com a maioria dos brinquedos, a criança só terá problemas de audição depois de horas seguidas, ou se grudar o brinquedo no ouvido. Nosso conselho é simples: não deixe suas crianças colocar brinquedos perto de seus ouvidos e não deixe que eles usem estes brinquedos por mais de u ma hora por dia - disse Brad Backus, do Instituto do Ouvido da Universidade de Londres.
No estudo encomendado pelo Deafness Research UK, os pesquisadores testaram o nível de barulho dos 15 brinquedos mais populares entre as crianças entre três meses e 15 anos. O limite recomendado para brinquedos é de 85 decibéis. A exposição a níveis acima deste índice pode causar lesões irreversíveis.
Oito dos brinquedos emitiram sons entre 81 e 105 decibéis quando segurados a 25 centímetros de um microfone de teste, aproximadamente a mesma distância de o braço de uma criança.
Mas, quando a distância entre o brinquedo e o microfone baixou para 2,5 centímetros, 14 dos brinquedos avaliados apresentaram níveis entre 84 e 115 decibéis.
Armas de brinquedo são as mais agressivas, emitindo entre 120 a 140 decibéis. A partir de 140 decibéis, os danos podem ser imediatos.
- Se eu tivesse filhos, eu não daria nenhuma dessas armas de brinquedos para eles. E eu recomendo que pessoas evitem dar este tipo de presente, que oferece potencial risco de perda auditiva - disse.