O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Gordon Brown, advertiu hoje que o Ocidente poderia retirar seu apoio ao presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, caso ele não consiga atender às expectativas da comunidade internacional durante seu segundo mandato. Em um discurso no qual defendeu a presença militar britânica no Afeganistão, apesar da perda de apoio popular, Brown observou que o governo liderado por Karzai se tornou um "sinônimo da corrupção".
O chefe de governo em Londres afirmou ter conversado diversas vezes com Karzai - cuja reeleição foi confirmada no início da semana - no decorrer dos últimos dias e cobrado dele avanços em cinco questões, passando por segurança, boa governança e desenvolvimento econômico. "Se o governo não cumprir esses cinco desafios, ele terá falhado com seu próprio povo e perdido o direito ao apoio internacional", declarou
Brown disse ainda ter pedido a Karzai que crie uma nova lei de combate à corrupção, com uma comissão assessorada por personalidades estrangeiras para investigar casos de suborno, assim como novas regras de transparência. Ele também quer que mais tropas afegãs sejam colocadas na linha de frente da guerra contra a insurgência islâmica no país.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano