Na mais recente jogada para concorrer com o arquirrival McDonald's, o Burger King começou a vender, nesta terça-feira, uma versão menos calórica de sua porção de batatas fritas. A rede de restaurantes lançou, nos EUA, a batatas "Satisfry" (trocadilho entre as palavras "satisfazer" e "fritas", em inglês), que, segundo a empresa, são 30% menos calóricas e contêm 40% menos gordura que o produto do McDonald's, citado explicitamente no anúncio. As batatas mais saudáveis custarão US$ 1,89, US$ 0,30 mais caras, em relação às tradicionais do Burger King.
A estratégia é a primeira mais ousada na gestão do novo diretor-executivo, Daniel Schwartz, sócio do fundo de investimentos brasileiro 3G Capital, que adquiriu a empresa em 2010. Schwartz substituiu Bernardo Hees, também sócio do 3G Capital, em julho deste ano, quando Hees assumiu o controle da Heinz, adquirida pelo fundo no início do ano.
Atualmente, o Burger King é a terceira maior rede de fast food dos EUA, atrás de McDonald's e Wendy's, destaca reportagem da revista "Forbes". A publicação lembra que a concorrência entre as cadeias tem sido marcada pela disputa por refeições mais saudáveis, reflexo de uma preocupação maior da população com o assunto. Em 2012, o consumo de sucos naturais, por exemplo, aumentou 13% e chegou a US$ 2,4 bilhões, segundo estudo do Nutrition Business Journal.
Com o lançamento da Satisfry, o Burger King tenta alcançar um meio-termo. Para a empresa, é mais provável que um apaixonado por batata frita opte por uma versão menos calórica do lanche favorito, em vez de trocar o petisco por um suco natural, aponta a "Forbes".
Aposta no marketing
O segredo da batata menos calórica está na massa do produto. A empresa desenvolveu uma receita que absorve menos gordura, o que faz com que uma porção tenha 270 calorias, em vez das 340 da versão normal. Para facilitar o processo, as Satisfries serão fritas no mesmo recipiente e pela mesma quantidade de tempo que as batatinhas tradicionais, mas terão um formato diferente, ajudando funcionários a distinguir os produtos. O Burger King garante que clientes não perceberão alteração no sabor.
Entre analistas do mercado, a novidade é observada com atenção, já que o lançamento promete preservar a essência do produto, ao mesmo tempo em que apela para uma proposta de marketing voltada para os mais preocupados com a saúde.
"O Burger King criou um item que pode, acreditem ou não, ser vendido para aqueles focados em vigiar seus pesos. Eles estão dizendo o seguinte para os entusiastas da malhação: 'se você vai sair da linha no domingo, então saia com a gente, não com a pizzaria local", afirma o diretor da Belus Capital Advisors, Brian Sozzi, em entrevista à "Forbes".
O anúncio do novo produto ocorre pouco mais de um ano após a empresa voltar a ter ações negociadas na Bolsa de Valores. A companhia havia se tornado privada em 2010, após ser adquirida pelo 3G Capital por US$ 3,26 bilhões. Desde o ano passado, os papéis do Burger King já se valorizaram 37%, valendo cerca de US$ 20 por ação.
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