O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, anunciou nesta segunda-feira (16) a convocação de uma conferência para o Oriente Médio para o segundo semestre, à qual serão convidados israelenses, palestinos e vários Estados árabes, para tentar restabelecer o processo de paz, além da concessão de US$ 190 milhões em ajuda humanitária à Autoridade Nacional Palestina.

CARREGANDO :)

Em declaração na Casa Branca, Bush disse que serão convidados os países que "apóiam a idéia de dois Estados que convivem em paz", Israel e Palestina.

A conferência será presidida pela secretária de Estado, Condoleezza Rice.

Publicidade

A reunião terá como objetivo retomar as conversas de paz e revisar os progressos no estabelecimento de instituições democráticas nos territórios palestinos.

Bush anunciou um aumento da ajuda americana ao Governo da Autoridade Nacional Palestina (ANP), liderado pelo presidente Mahmoud Abbas, que inclui a concessão de US$ 190 milhões em ajuda humanitária.

O chefe de Estado afirmou que, para os palestinos, "chegou a hora de tomar uma decisão" e escolher entre a opção que representa o grupo islâmico Hamas - "um mundo de assassinatos, execuções sumárias (...) que garante o caos e a perpetuação dos agravos" - ou a moderação do Fatah, o partido de Abbas.

Este último caminho permitirá aos palestinos "recuperar sua dignidade e estabelecer um Estado próprio em breve".

"Todas as nações responsáveis deveriam apoiar as reformas" que Abbas e o primeiro-ministro da ANP, Salam Fayyad, propõem, afirmou.

Publicidade

O discurso de Bush tinha como objetivo reiterar o apoio econômico e diplomático à ANP, liderada pelo Fatah, que controla agora apenas a Cisjordânia, depois que o Hamas tomou o controle da Faixa de Gaza após choques entre os dois grupos em junho.