O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, assegurou nesta quinta-feira que houve progresso significativo na guerra no Iraque e afirmou que "os terroristas estão em fuga". Ainda de acordo com ele, uma contínua melhora na situação permitirá aos EUA reduzirem seu contingente militar no país árabe.
Durante pronunciamento realizado na manhã de hoje na Casa Branca, Bush anunciou ainda que a partir de hoje as missões dos militares americanos no Iraque serão reduzidas de 15 meses para um ano.
Segundo Bush, a redução "diminuirá o fardo sobre nossas tropas e tornará a vida mais fácil para as maravilhosas famílias de nossos militares".
O pronunciamento de Bush sobre a situação no Iraque foi anunciado com pouca antecedência aos jornalistas que cobrem a Casa Branca.
A guerra no Iraque está em seu sexto ano e foi registrada uma redução substancial da violência no país ao longo das últimas semanas.
Bush salientou que o comandante militar americano no Iraque, general David Petraeus, e o embaixador dos EUA em Bagdá, Ryan Crocker, "advertem que o progresso ainda é reversível, mas reportam o que parece ser um grau de durabilidade nos ganhos obtidos".
"Estamos agora no terceiro mês consecutivo de redução substancial do nível de violência", celebrou o presidente americano.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia