Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
EUA

Bush autoriza matar agentes do Irã no Iraque

Washington – O presidente George W. Bush autorizou tropas dos Estados Unidos no Iraque a tomar todas as medidas que acharem necessárias para conter agentes do Irã considerados uma ameaça aos soldados americanos e ao público iraquiano em geral, informou ontem a Casa Branca.

A agressiva nova política seria uma resposta a informação de inteligência dando conta que o Irã está apoiando terroristas dentro do Iraque, oferecendo material para a fabricação de bombas caseiras e outros equipamentos para insurgentes antiamericanos.

"O presidente e sua equipe de segurança nacional continuaram recebendo nos últimos meses informações de que iranianos estão oferecendo bombas de fabricação caseira e treinamento para serem usados para ferir soldados americanos", disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Gordon Johndroe.

"Portanto, forças americanas, quando receberem informação incontestável, podem dar os passos necessários para se proteger, assim como a população".

Bush fez referência à nova política em seu discurso em 10 de janeiro, quando anunciou o envio de mais 21.500 soldados para o Iraque. Ele disse então que os EUA iriam confrontar com maior vigor o Irã e a Síria – agindo exatamente ao contrário da sugestão dada pelo Grupo de Estudo sobre o Iraque, uma comissão bipartidária que aconselhou o diálogo com as duas nações.

"Esses regimes estão permitindo que terroristas e insurgentes usem seu território para entrar e sair do Iraque", afirmou Bush no discurso. "O Irã está oferecendo material de apoio para ataques contra tropas americanas. Vamos interromper os ataques contra nossas forças."

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.