• Carregando...

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, telefonou nesta quarta-feira para o novo presidente da Bolívia, Evo Morales, e expressou sua esperança em manter um diálogo com o líder esquerdista, que durante sua campanha classificou seu partido socialista como um pesadelo para os EUA.

O porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan, disse que o presidente americano felicitou Morales por sua eleição, elogiou o processo democrático no país sul-americano e afirmou que queria "uma relação e um diálogo construtivos" entre os dois países.

Apesar do discurso anti-americano de Morales durante sua campanha e de sua simpatia pela Venezuela e por Cuba, a administração de Bush buscou evitar conflitos com o novo chefe de Estado boliviano e resolveu tomar uma posição de esperar para ver.

Morales, um ex-fazendeiro que cultivava folhas de coca e que se opõe às políticas comerciais e antinarcóticas americanas, tem atenuado seu discurso desde que ganhou as eleições de dezembro. O líder boliviano assumiu a presidência no último dia 22.

Os EUA têm evitado fazer ameaças ao presidente da Bolívia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]