Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
EUA

Bush defende envio de reforços a Iraque e Afeganistão

BOGOTÁ, 11 mar (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, justificou neste domingo, em Bogotá, sua decisão de enviar mais soldados ao Iraque e ao Afeganistão.

"O anúncio que fiz (no dia 10 de janeiro) significa mais de 20 mil tropas de combate", disse Bush na entrevista coletiva ao lado do presidente colombiano, Alvaro Uribe.

Bush decidiu recentemente enviar mais 2.400 soldados ao Iraque e 7.200 ao Afeganistão, pedindo ao Congresso que realoque verbas de outros programas para financiar este esforço.

Os 2.400 soldados se unirão ao reforço de 21.500 homens que Bush anunciou em 10 de janeiro para deter a crescente violência no Iraque.

O secretário americano da Defesa, Robert Gates, e o comandante-geral do Exército, Peter Pace, "foram ao Congresso e mostraram que estes soldados precisam de apoio, e isto é o que os americanos sentem", disse o presidente.

Em relação ao Afeganistão, os reforços estão igualmente previstos, mas Bush não deu detalhes sobre o contingente que apoiará o treinamento do Exército e da Polícia afegãos.

"É claro que quero que o Congresso aprove as verbas necessárias para financiar o trabalho destas tropas", disse Bush, que enfrenta a oposição da maioria democrata em sua nova estratégia para o Iraque.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.