WASHINGTON - O presidente americano, George W. Bush, previu nesta terça-feira mais batalhas duras este ano no Iraque, mas disse que haverá "mais progresso rumo à vitória".

CARREGANDO :)

Em discurso para veteranos, o chefe da Casa Branca afirmou que o processo político no Iraque vai progredir, bem como a reconstrução do país árabe e a luta contra os insurgentes.

- Veremos mais duras batalhas e veremos mais sacrifício em 2006 porque os inimigos da liberdade continuam a semear violência e destruição. Veremos também mais progresso rumo à vitória - comentou.

Publicidade

Bush definiu vitória como um tempo em que os insurgentes não ameaçarão mais a democracia no Iraque, em que as forças de segurança locais poderão elas mesmas proporcionar segurança para seus cidadãos e em que o país não será mais um paraíso seguro para terroristas.

Bush tenta convencer os americanos céticos de que sua estratégia para o Iraque funcionará, apesar de o número de mortes de soldados estar aumentando desde a invasão para derrubar o presidente Saddam Hussein.

Ele tem enfrentado uma artilharia pesada dos críticos à sua atuação no Iraque. Esta semana, Paul Bremer, o diplomata que administrou o país por um ano após a queda de Saddam, disse que sua solicitação por uma ampliação das tropas em 2004 foi rejeitada.

Um ataque suicida dentro do Ministério do Interior do Iraque matou 28 pessoas na segunda-feira, fato que se seguiu a um dos dias mais sangrentos em meses, quando ataques deixaram 120 mortos. Em um dos piores fins de semana para os militares americanos desde a invasão, em março de 2003, um helicóptero caiu, matando todos os 12 ocupantes, e cinco fuzileiros morreram no Oeste do país.