O presidente americano, George W. Bush, afirmou nesta terça-feira em entrevista exclusiva à rede ABC News que não está preocupado com os baixos índices de aprovação de seu governo. Bush disse não faria seu trabalho caso lesse todas as pesquisas de opinião.
- Eu entendo completamente que, quando você faz coisas difíceis, isso cria consternação muitas vezes. Já subi nas pesquisas, já desci nas pesquisas. É apenas uma parte da vida na era moderna - declarou.
Pesquisas divulgadas nesta terça-feira afirmam que somente 23% dos soldados americanos no Iraque concordam com o presidente (saiba mais) e que apenas um terço dos americanos aprova o governo Bush e seu trabalho no Iraque (leia mais) .
Na entrevista à ABC, Bush admitiu ainda que foi informado pela televisão sobre a gravidade da situação na região atingida pelo furacão Katrina no ano passado. Segundo ele, a mídia tinha mais conhecimento sobre o que estava ocorrendo do que o próprio governo federal.
Indagado sobre quando percebeu que seu governo estava falhando na ajuda às vítimas do Katrina, o presidente respondeu:
- Quando vi os repórteres de TV entrevistando pessoas que estavam gritando por ajuda. As cenas pareciam caóticas e desesperadas. E eu percebi que o nosso governo poderia ter feito um trabalho melhor para confortar o povo.
Ele descreveu ainda como se sentiu ao ver as imagens:
- As cenas de caos foram muito pertubadoras. Foi muito preocupante para mim perceber que nossos cidadãos estavam próximos ao pânico ao se indagarem onde estava a ajuda.
Bush destacou que as lições aprendidas na crise do Katrina estão sendo implementadas com rapidez.