O presidente americano George W. Bush disse na terça-feira à noite, antes de viajar para a Cúpula das Américas, que tem uma boa relação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e que as afinidades do líder brasileiro com o governo de Cuba e da Venezuela não prejudicam essa relação. Em entrevista publicada pelo jornal argentino "La Nación", Bush faz diversos elogios a Lula, dizendo contar com seu apoio para consolidar a democracia na América do Sul. O presidente americano diz que o Brasil é muito importante no cenário mundial e afirma compartilhar as preocupações de Lula com o combate à fome.
- Temos uma boa relação. Algumas pessoas têm uma visão de Bush em um sentido e de Lula em outro sentido. Estou pensando numa certa imprensa da América do Sul. Mas nosso primeiro encontro no Salão Oval foi efusivo e cordial. Temos as mesmas preocupações sobre a fome e a pobreza. Podemos ter diferentes sentidos políticos, mas temos as mesmas metas e estabelecemos una relação boa, cordial e franca. O Brasil é um país muito, muito importante no mundo, e os Estados Unidos reconhecem isso - disse Lula, segundo o "La Nación".
'LULA É UM HOMEM INTERESSANTE'. Sobre a proximidade de Lula com Hugo Chávez e Fidel Castro, Bush disse que não cabe a ele dizer a Lula com quem ele pode ou não falar, mas admitiu que em conversas com o presidente brasileiro manifesta suas "inquietudes" sobre pessoas que "desgastam as instituições da democracia".
- Certamente, não é papel dos Estados Unidos nem meu dizer ao presidente Lula quais devem ser seus amigos. É o líder eleito de um grande país e pode tomar decisões para discutir assuntos com quem quiser. E, francamente, faz sentido que em sua posição de país gigantesco da América do Sul tenha relações com todos os líderes sul-americanos e do Caribe.
De acordo com o jornal argentino, Bush disse que às vezes, se tem interesses em assuntos da região, pensa que é conveniente ligar para Lula:
- Falo em geral de minhas inquietudes sobre pessoas que desgastam as instituições da democracia. Nunca revelarei uma conversa privada com outro líder, mas sim, as tive. E ele mantém uma posição única. Eu respeito isso. E penso que é importante essa posição de influência com vários países da região nos quais promovemos os valores comuns que compartilhamos. Lula é um homem interessante. Obviamente, temos antecedentes diferentes, perspectivas diferentes e países diferentes - afirmou o presidente americano, dizendo que o mais importante é a promoção dos valores democráticos e de respeito aos direitos humanos, porque "os líderes passam, mas os valores ficam".
Bush chega ao Brasil no sábado, depois de visitar o Panamá e a Argentina, onde será realizada a cúpula. Será a primeira visita do presidente americano ao Brasil.