• Carregando...

A Casa Branca anunciou nesta quarta-feira ter encarregado o Departamento de Estado dos esforços americanos para estabilizar e reconstruir países dilacerados por guerras civis ou distúrbios civis. A iniciativa é vista como uma tentativa de evitar as divergências entre diferentes órgãos americanos que marcaram a fase que se seguiu invasão do Iraque.

O presidente George W. Bush assinou na semana passada uma ordem que confere à secretária de Estado, Condoleezza Rice, a liderança sobre as missões de estabilização e reconstrução, disse um comunicado da Casa Branca.

"Isso vai capacitar a secretária de Estado a melhorar a coordenação, o planejamento e a implementação da assistência de reconstrução e estabilização dada a países estrangeiros que correm o risco de conflitos ou guerra civil, que enfrentam estas situações ou passam por transições delas para outras", disse o comunicado.

A decisão foi tomada depois de a administração Bush ter sido criticada por falhas de planejamento após a invasão do Iraque em 2003, liderada pelos EUA. As divergências entre o Pentágono e o Departamento de Estado em relação aos esforços de reconstrução e estabilização correram soltas nos primeiros meses após a invasão.

O comunicado disse que agora Washington poderá auxiliar governos estrangeiros a impedir que seus territórios sejam utilizados como refúgio seguro por "terroristas, grupos de crime organizado" ou outros que representem ameaça aos Estados Unidos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]