Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Terrorismo

Bush fala em enviar tropas ao Paquistão para caçar Bin Laden e seus seguidores

Washington – O presidente norte-americano, George W. Bush, afirmou ontem em entrevista à rede de tevê CNN que irá enviar tropas dos EUA para o Paquistão para caçar o terrorista saudita Osama bin Laden caso receba informações a respeito do paradeiro do líder foragido da rede Al Qaeda.

Bush disse que tomará as "medidas necessárias" para julgar Bin Laden e seus seguidores. No entanto, o presidente paquistanês, Pervez Musharraf, disse ontem que não permitiria uma operação das tropas norte-americanas em seu país.

Ameaça

Após os ataques de 11 de Setembro, atribuídos à Al Qaeda, Bush liderou uma coalizão que invadiu o Afeganistão, com o intuito de capturar Bin Laden. Desde então, o líder terrorista não foi encontrado. Recentemente, autoridades paquistanesas assinaram um acordo de paz com líderes tribais pró-Taleban no noroeste do país, após dois anos de embates que mataram mais de 600 soldados paquistaneses.

Tropas norte-americanas e da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte, a alinça militar do mundo ocidental) agora tentam combater a insurgência Taleban no sudeste do Afeganistão, e tanto oficiais afegãos quanto paquistaneses são acusados de não se esforçarem para capturar talebans que se infiltram pela fronteira entre os dois países.

Ameaça

Musharraf, por sua vez, revelou ontem algo que já se imaginava: os EUA ameaçaram atacar seu país caso ele se recusasse a cooperar com a invasão do vizinho Afeganistão para depor a milícia Taleban, após os ataques terroristas de 11 de Setembro.

Musharraf deu as declarações à rede de tevê CBS, em uma entrevista que irá ao ar no domingo e cujo conteúdo foi parcialmente divulgado por antecipação.

Segundo ele, a ameaça foi feita pelo vice-secretário de Estado americano, Richard Armitage, ao chefe da inteligência paquistanesa. "O diretor (da inteligência) me disse que as palavras (de Armitage) foram: ‘Estejam preparados para serem bombardeados. Estejam preparados para voltar à idade da pedra’", afirmou o líder paquistanês.

O governo dos EUA não comentou as declarações de Musharraf, que está em Washington e hoje deve se reunir com Bush na Casa Branca.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.