Washington – O presidente George W. Bush, tentando evitar um possível confronto com os democratas no Senado, escolheu ontem o juiz federal aposentado Michael B. Mukasey para substituir Alberto Gonzales como o secretário de Justiça dos Estados Unidos.

CARREGANDO :)

"O juiz Mukasey é sensível à ameaça que nossa nação enfrenta", justificou Bush ao anunciar a nomeação ao lado do ex-juiz da Corte Distrital de Nova Iorque. "Ele sabe o que é preciso para lutar efetivamente esta guerra e ele sabe como fazê-lo de forma consistente com nossos leis e nossa Constituição".

Confirmação

Publicidade

Se confirmado pelo Senado, Mukasey, um juiz federal aposentado que presidiu muitos casos de terrorismo por mais de uma década, se tornaria o terceiro secretário (ministro) da Justiça de Bush, assumindo um departamento onde a moral é baixa depois de meses de investigação sobre a demissão de nove procuradores federais e um testemunho juramentado de Gonzales ao Congresso sobre os programas de vigilância antiterrorista da administração. Democratas sustentam que as demissões foram politicamente motivadas.

Mukasey, ao lado de Bush nos jardins da Casa Branca, afirmou que estava honrado com o convite para liderar o Departamento de Justiça. "Minha maior esperança e minhas mais profundas preces neste momento é para que, se for confirmado, possa dar a eles o apoio e liderança que merecem", disse. "Estou ansioso por me encontrar com membros do Congresso e, se confirmado, trabalhar com o Congresso para responder aos desafios de nossa nação", frisou.

Havia especulações de que Bush escolheria o procurador-geral Ted Olson para o cargo, mas destacados democratas adiantaram que sua indicação não seria aceita por ele ser considerado partidário demais.