Nova Iorque Apesar das recentes tensões nas relações entre os dois países, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, pretende pedir o apoio do colega russo, Vladimir Putin, para a aprovação de novas sanções contra o Irã no Conselho de Segurança da ONU, informou ontem o jornal The New York Times.
Putin chegou ontem à noite a Kennebunkport, no Estado americano do Maine, para um encontro informal com Bush na casa de veraneio do pai do presidente americano, o ex-presidente George Bush. O encontro foi apelidado de "cúpula da lagosta por causa da abundância do crustáceo na costa daquela região.
Na sexta-feira, os EUA discutiam com a Rússia e outros membros do Conselho de Segurança da ONU uma proposta que pede que todos os países inspecionem mercadorias que cheguem do Irã ou partam para lá em busca de materiais que possam ser usados no programa iraniano de enriquecimento de urânio.
A ONU exige que o Irã suspenda o programa, temerosa de que o país use o combustível para armas atômicas; Teerã se recusa, alegando que o projeto tem fins pacíficos. A Rússia teme que Washington use o fracasso das sanções como argumento para atacar o Irã sob o manto de legitimidade da ONU.
Deixe sua opinião