Curitibanos fazem sapatada

Os curitibanos se despediram de George W. Bush com sapatadas. A bem-humorada manifestação foi organizada pelo Comitê Árabe-Brasileiro de Solidariedade ao Povo Palestino, em parceria com outras entidades ligadas à causa. Dois bonecos – um do ex-presidente norte-americano e outro com o rosto do primeiro ministro israelense, Ehud Olmert – foram colocados na Boca Maldita, no centro da cidade.

Leia a matéria completa

CARREGANDO :)

Washington - O ex-presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, partiu em helicóptero militar rumo ao Texas, pouco depois do discurso do novo presidente, Barack Obama. Bush, que ocupou a Casa Branca por oito anos consecutivos, viajou rumo à base Andrews, da Força Aérea, onde fez um discurso fechado no hangar.

Publicidade

O casal Bush viajou então para Midland, Texas, no avião Special Air Mission 28000, onde foi recebido por apoiadores e amigos. Depois do comício, o casal Bush seguiu para Waco, Texas, para sua fazenda de 1.600 acres, perto de Crawford. Hoje, quando acordar em Crawford, Bush deve se dedicar à família. "Acho que vou preparar o café e levar para Laura."

Bush já está pensando o que fará da vida quando deixar a Casa Branca, mas isso não significa que ele pretende passar dias ociosos sob o sol do Texas depois de oito anos de intenso trabalho no cargo mais importante do planeta. Em seu penúltimo dia de trabalho, passou telefonando para dirigentes aliados, como o italiano Silvio Berlusconi, rivais, como o russo Vladimir Putin, e também com outros, como o brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.

Bush, que deixou de ser presidente ontem ao meio-dia (15 h no horário de Brasília), "expressou sua gratidão pela generosa hospitalidade demonstrada por esses dirigentes durante todos esses anos, e disse como gostou de trabalhar com eles durante seus dois mandatos", segundo Gordon Johndroe, porta-voz da Casa Branca. "Não posso me imaginar com um chapéu de palha e uma camisa havaiana sentado na praia, principalmente depois que parei de beber", comentou rindo, na semana passada, ao falar sobre o que pretende fazer depois que passar o comando para Obama.

A princípio, Bush pretende viajar para seu rancho no Texas para montar uma biblioteca e um museu presidenciais, escrever um livro, dedicar-se ao mountain bike – sua paixão – e criar um instituto para promover reformas democráticas.

Mas não duvida de que levará algum tempo para se acostumar à mudança, principalmente quando deixar de lado sua agitada agenda presidencial e assumir a vida civil. "Não estou certo do que espero. Nos últimos oito anos recebi todos os dias, exceto aos domingos, um resumo de segurança nacional. E quando você recebe um resumo assim, isso te recorda as responsabilidades do trabalho", contou.

Publicidade

Leia mais sobre a posse de Obama no Editorial e na Opinião do dia e na coluna do Élio Gaspari, coluna da Dora Kramer e Míriam Leitão.