BOGOTÁ - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, prometeu "trabalhar intensamente" para que o Congresso americano, dominado pela oposição, aprove o Tratado de Livre Comércio entre seu país e a Colôbia e prometeu continuar a apoiar o país na luta contra o narcotráfico.
Bush deu uma entrevista coletiva ao lado de seu colega colombiano Alvaro Uribe no encerramento de uma viagem de seis horas a Bogotá para reafirmar o apoio americano ao seu maior aliado na América Latina. O presidente americano já esteve no Brasil e no Uruguai e agora segue para a Guatemala.
Bush chegou a Bogotá em meio a um escândalo provocado pela descoberta de que políticos próximos a Uribe tem ligações com a guerrilha que desafia o poder constituído há décadas. Bush manifestou apoio a Uribe e se disse "orgulhoso de chamá-lo de amigo e aliado estratégico". O visitante deu um conselho a Uribe: "O país viveu momentos muito duros e a melhor maneira de curar estas feridas é garantir uma justiça justa e rápida".
Uribe afirmou que seu governo combate o terrorismo dentro dos parâmetros da justiça e da verdade e confina numa vitória nesses termos. O dirigente colombiano agradeceu a Bush o "apoio entusiasmado" ao Plano Colômbia de combate ao narcotráfico e ao terrorismo. Washington deu US$ 4 bilhões desde 2000 de ajuda para o Plano, mais ou menos o mesmo que dá anualmente a Israel. No mesmo período deu US$ 717 milhões para ajuda social ao país.