O presidente norte-americano, George W. Bush, pediu à Organização das Nações Unidas (ONU) que aumente sua presença no Iraque, mas o órgão se disse preocupado com a segurança no país, informou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon na quarta-feira.

CARREGANDO :)

Ban, que encerrou na quarta uma visita de dois dias a Washington, a primeira desde que assumiu o cargo em 1o de janeiro, disse, no entanto, que a ONU vai desempenhar um papel mais ativo no Compacto Internacional pelo Iraque, uma iniciativa patrocinada pelo órgão para dar ajuda na reconstrução do país em troca de reformas democráticas.

``O presidente Bush quer ver uma maior presença e um maior papel da ONU no Iraque'', disse Ban a jornalistas.

Publicidade

Mas ele disse a Bush que a ONU ``continuará, onde e quando pudermos, a aumentar nossa presença lá, mas isso será restringido pelas preocupações com a segurança''. O ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan retirou os funcionários da entidade no Iraque em 2003, após dois ataques contra escritórios da ONU em Bagdá. O primeiro deles, em agosto de 2003, matou 23 pessoas, entre elas o brasileiro Sergio Vieira de Mello, que chefiava a missão do órgão no país.

Veja também
  • Senado rejeita envio de mais tropas ao Iraque
  • Quatro soldados dos EUA morrem em explosão no norte do Iraque