Os Estados Unidos querem resolver o impasse nuclear com o Irã de maneira pacífica e diplomática, disse o presidente George W. Bush nesta terça-feira.
Membros do Conselho de Segurança da ONU devem se reunir na quarta-feira para formular uma estratégia e deter o enriquecimento de urânio pelo Irã e analisar um pacote de incentivos elaborado por países europeus para encorajar Teerã a abandonar seu programa nuclear.
- Obviamente nós gostaríamos de resolver essa questão pacificamente e diplomaticamente, e quanto mais os iranianos se recusam a negociar de boa-fé mais países começam a se dar conta de que nós devemos continuar a trabalhar juntos - disse Bush em uma entrevista coletiva com o primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert.
Mas Bush afirmou que o Irã não mostrou sinais até agora de concordar em abandonar seu programa nuclear. O Ocidente suspeita que o país islâmico tenha a intenção de desenvolver armas atômicas, enquanto Teerã diz que seu programa tem como objetivo a geração de energia para fins civis.
- Nós estamos gastando muito tempo trabalhando com os nossos amigos russos em particular para deixar claro a eles que o Irã não está demonstrando boa-fé - disse Bush.
Rússia e China, membros permanentes do Conselho de Segurança, tem sido relutantes em impor medidas duras contra o Irã, como sanções.
- Nós estamos muito perto de ir ao Conselho de Segurança - disse Bush.