O nível de aprovação da gestão do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, pelos americanos se encontra em seu nível mais baixo, devido à preocupação com a guerra do Iraque e o aumento nos preços dos combustíveis, revelou nesta quarta-feira uma pesquisa.
A sondagem do jornal "The Washington Post" mostra que a aprovação à gestão do presidente é de 45%, a mais baixa desde que chegou à Casa Branca em 2001. Uma pesquisa semelhante, realizada há dois meses pelo diário, revelou que a aprovação para Bush entre os americanos era de 47%.
Mas o jornal destacou em seu portal na internet que 54% das mais de mil pessoas consultadas manifestaram que os EUA devem manter a intervenção militar no Iraque até que se restabeleça a ordem civil nesse país. Bush tem recusado os pedidos para ordenar uma retirada de tropas do Iraque onde quase 1.900 soldados americanos morreram desde o início da intervenção, em março de 2003.
Por outro lado, a pesquisa determinou que 56% dos americanos aprovam a luta empreendida por Bush contra o terrorismo, seis pontos acima do nível de 50% registrado em junho. A maioria dos consultados indicou que está preocupado pelo aumento constante dos preços dos combustíveis, os quais podem aumentar ainda mais como conseqüência da ação do furacão Katrina.
Cerca de 73% disseram que reprovam a forma como Bush tem enfrentado a situação, com somente 22% de aprovação. A pesquisa com 1.006 adultos foi realizada entre 25 e 28 de agosto e tem uma margem de erro de mais ou menos três pontos percentuais.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano