Em rápida visita oficial ao Brasil, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, cumpre uma agenda cheia neste domingo na capital federal. O primeiro encontro de Bush com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ocorre às 11h15m, na Granja do Torto. Na reunião, devem ser discutidas a situação político-econômica da América Latina, questões relacionadas à Organização Mundial do Comércio (OMC) e à reforma da Organização das Nações Unidas (ONU). Ao fim da manhã (11h50m), assessores dos dois países participam de uma reunião ampliada, seguida de declaração à imprensa dos presidentes brasileiro e norte-americano. Às 13h30m, depois de passear pelos jardins do Torto, Bush será homenageado com um almoço oferecido pelo presidente Lula.

CARREGANDO :)

Participam das reuniões bilaterais e do almoço os ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim; da Casa Civil, Dilma Rousseff; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues; e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan; o embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Roberto Abdenur; o subsecretário de Assuntos Políticos, embaixador Antonio Patriota, e o assessor Especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia.

Bush tem ainda um encontro previsto com jovens líderes brasileiros e às 16h40m, dará uma palestra no Hotel Blue Tree. No final do dia, o presidente dos Estados Unidos segue para o Panamá.

Publicidade

Na visita de menos de 24 horas ao Brasil, o presidente americano estará acompanhado de uma comitiva composta pela primeira-dama Laura Bush; da secretária de Estado, Condoleezza Rice; e do assessor para Assuntos de Segurança Nacional, Stephen Hadley, além de altos funcionários do governo.

Veja também
  • Mais de mil protestam contra Bush em São Paulo
  • Acesso ao hotel onde ficará Bush já está bloqueado
  • Esquema para proteger Bush terá atiradores de elite em pontos estratégicos
  • Bush desembarca em Brasília
  • PM solta bombas de efeito moral em manifestação anti-Bush