O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, visitou nesta terça-feira (16) a cidade texana de Houston, na primeira parada de sua viagem de um dia ao longo de áreas fortemente atingidas pelo furacão Ike. Bush pediu que as pessoas desalojadas por causa da passagem do furacão obedeçam aos funcionários locais antes de voltarem para casa. Ele também pediu aos americanos que façam doações às vítimas.
As principais necessidades das pessoas em zonas de tempestade são comida, água potável e gelo. Mais de 2 milhões de pessoas apenas no Texas estão sem energia elétrica - esse problema poderia levar semanas para ser resolvido.
O Ike chegou à costa do Texas e da Louisiana no sábado, deixando casas destruídas e muito prejuízo. O número de mortos chegou a 40, e muitos refugiados devem passar algumas semanas em abrigos.
Bush disse ontem que o fornecimento de energia é uma das preocupações principais, pois os danos causados pelo furacão em refinarias e oleodutos está criando "uma pressão para cima no preço". O presidente admitiu que os prejuízos foram extensos, porém não tão altos quanto inicialmente se previu.
O Ike não passou pelas áreas de maior concentração de petróleo e gás. Mas pelo menos 14 refinarias ficaram fechadas antes da chegada da tempestade, retirando mais de 20% da capacidade de refino do país. O Ike também destruiu pelo menos 12 plataformas de produção no Golfo do México.
Dois importantes oleodutos estão operando novamente, e a energia foi restabelecida em grande parte das refinarias. Porém pode demorar várias semanas para que a capacidade total de refino do país seja alcançada.