O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, visitou no sábado locais no Sul dos EUA afetados por tornados e afirmou que o maior impacto foram as vidas perdidas uma vez que os edifícios podem ser reconstruídos.
Bush teve uma visão aérea da região a partir de um helicóptero e andou sobre vidros estilhaçados numa escola em que oito estudantes foram mortos na passagem dos tornados, na quinta-feira.
``Hoje eu andei por meio de uma devastação que é difícil de descrever'', afirmou ele após visitar a escola, incluindo o corredor onde os estudantes foram mortos.
Ele apontou para o que restou de metais torcidos da ala de ciência, onde 100 estudantes ficaram presos mas sobreviveram, e falou: ``Uma centena de crianças saíram daqui vivas, o que é um milagre.''
Bush aprovou uma declaração de área de desastre para o condado onde Enterprise está localizada, o que permite a vítimas que entrem com pedidos de assistência federal no valor de até 28.200 dólares por família.
Sua visita à região dois dias após a passagem dos tornados ocorreu dias após sua ida ao Golfo do México, para ver os esforços na reconstrução da área devastada pelo furacão Katrina, em 2005. Na época, a resposta inicial do governo ao desastre foi fortemente criticada como lenta e inadequada.
Tornados que passaram pelo Sul dos EUA na quinta-feira mataram pelo menos 10 pessoas em três Estados - dez no Alabama, nove na Georgia e uma no Missouri. Cerca de um mês antes, um tornado matou cerca de 20 pessoas na Flórida.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast