Furacão Ike castiga estado norte-americano do Texas| Foto: CARLOS BARRIA/REUTERS

O presidente norte-americano George W. Bush irá visitar, na terça-feira, as áreas atingidas no Texas pelo furacão Ike, para mostrar o apoio do governo para a recuperação da região.

CARREGANDO :)

Bush afirmou, em pronunciamento transmitido pela televisão, que irá priorizar o retorno de eletricidade e água. O governo irá providenciar 1,5 milhão de litros de água por dia e 1 milhão de refeições diárias para ajudar as pessoas que estão desabrigadas.

O presidente também disse que um dos principais dutos que transportam derivados de petróleo do Golfo do México para os Estados Unidos, o Plantation Pipeline, está em operação e o sistema Colonial Pipeline está sendo avaliado para voltar a operar. O Colonial, que entrega cerca de 100 milhões de galões diários de gasolina, óleo para aquecimento, diesel e combustível para aviação em todo o sul e leste dos Estados Unidos, paralisou suas operações na sexta-feira.

Publicidade

Antes de ser reduzido à condição de tempestade tropical pelo Centro Nacional de Furacões, de Miami, Ike destruiu centenas de casa, inundou cidades e deixou milhões de pessoas sem energia elétrica por onde passou no Texas. Os prejuízos provocados pelo furacão no Golfo do México estão estimados em US$ 8 bilhões.

Bush se encontrou, neste domingo, com o secretário de Segurança Interna, Michael Chertoff e com o diretor da Agência de Administração Federal de Emergência, David Paulison para alinhar planos para confrontar a crise. O presidente também declarou o estado da Lousiana como área de desastre federal, da mesma forma como fez anteriormente com o estado do Texas.

O governador do Texas, Rick Perry informou, contudo, que o cenário mais negativo projetado não ocorreu, principalmente nos canais de navegação de Houston.

Neste domingo, a tempestade tropical Ike está se movimentando em direção ao Arkansas e deve chegar ao Missouri e Mississippi no final do dia, provocando fortes chuvas nestas regiões. As informações são da Dow Jones.

Publicidade