Um busto do ditador soviético Josef Stalin foi inaugurado nesta quarta-feira (1) na cidade de Volgogrado. A homenagem foi realizada na véspera do 80º aniversário do fim da batalha de Stalingrado, cujos atos comemorativos serão encabeçados pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin.
A batalha começou em 17 de julho de 1942 e terminou em 2 de fevereiro de 1943, com a rendição do marechal de campo Friedrich von Paulus, chefe do Sexto Exército alemão, após 200 dias de luta no 'front'.
O monumento de bronze de Stalin foi colocado no museu Batalha de Stalingrado, junto a bustos similares dos generais Georgi Zhukov e Aleksandr Vasilevsky. As três obras são de autoria do escultor russo Sergey Scherbakov e foram inauguradas com a presença de membros do governo e deputados russos.
A maior parte dos monumentos em homenagem a Stalin tinha sido retirada após a queda da União Soviética, em 1991. O retorno da valorização da figura do ditador é criticada por ativistas da defesa dos direitos humanos devido as acusações contra o soviético por comandar a repressão contra milhões de cidadãos do país.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura