INNSBRUCK, Áustria - Pelo menos nove pessoas morreram e várias ficaram feridas quando pelo menos uma cabine desprendeu-se dos cabos de um teleférico, em Soelden, resort na região alpina do Tirol, na Áustria. Outras cabines foram violentamente sacudidas, fazendo passageiros caírem.
A razão do acidente ainda não está clara, mas a emissora de TV austríaca ORF disse que uma peça de concreto de 750 quilos caiu de um helicóptero que transportava material de construção para o alto de uma montanha e atingiu uma das cabines, que se soltou. A aeronave estava 300 metros acima do teleférico. As autoridades não confirmaram ainda esta versão para o acidente.
Segundo a agência Reuters, uma segunda cabine soltou-se. A agência EFE, no entanto, noticiou que passageiros de outras cabines morreram porque a enorme oscilação dos cabos sacudiu os carros, lançando as pessoas para fora.
Segundo a Cruz Vermelha, dez dos feridos encontram-se em estado grave. Os feridos estão sendo levados para o hospital universitário de Innsbruck
O destino do helicóptero era a estação de Schwarze Schneid I-Bahn, a 3.309 metros de altitude, cenário de outro acidente grave no ano passado, que, por sorte não deixou vítimas. Uma cabine desprendeu-se, mas estava vazia. Cento e 13 pessoas, porém, ficaram presas a 50 metros de altura e tiveram que ser retiradas com ajuda de cordas, sob as baixas temperaturas de novembro.
As investigações apontaram níveis inaceitáveis de vibração nos cabos, e dois funcionários do teleférico foram suspensos. As autoridades exigiram melhorias para que o serviço fosse retomado. O transporte de material que teria causado o acidente desta segunda-feira estaria relacionado a essas reformas.
Soelden é um resort popular para a prática de esqui, no verão e no inverno. Os turistas usam os teleféricos para chegar a geleiras nas montanhas acima da cidade. O teleférico em que ocorreu o acidente leva passageiros para uma área de esqui, entre Rettenbach e Tiefenbachferner.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião