Atenas Dois aviões militares, um grego e outro turco, colidiram em pleno ar sobre o Mar Egeu, perto da ilha de Karpathos, anunciou ontem o porta-voz do governo de Atenas, Evagélos Antonaros. O piloto turco sobreviveu e o grego, morreu.
Os caças da aviação grega protagonizam regularmente, na parte oriental do mar Egeu, incidentes com os aviões militares turcos, devido à divergência entre Ancara e Atenas sobre os limites de seus respectivos espaços aéreos na zona.
Os ministros de Relações Exteriores da Turquia, Abdullah Gul, e da Grécia, Dora Bakoyani, mantiveram um tom de cautela ao comentar o acidente, para evitar turbulências nas relações bilaterais.
O acidente teria ocorrido em área grega. O piloto do caça turco foi resgatado em águas internacionais pela embarcação comercial Gas Century, de bandeira panamenha, ao sul da ilha de Karpathos. Ele recusou ajuda de um helicóptero turco. As autoridades gregas confirmaram a morte do piloto grego. As causas do acidente ainda serão investigadas.
Ambos os governos demonstraram preocupação em tomar medidas para que o fato não se repita. Desde 1999, os dois lados buscam a cooperação nas áreas econômica e cultural.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião