Mergulhadores que participam do resgate do avião da AirAsia que caiu no mar de Java em 28 de dezembro encontraram as caixas-pretas da aeronave neste domingo (11).
Entretanto, os dispositivos ainda não puderam ser recuperados, disse o ministério de Transportes da Indonésia.
"Os mergulhadores da Marinha encontraram este instrumento tão importante, as caixas-pretas do AirAsia QZ8501", disse o porta-voz do ministério, Tonny Budiono, que acrescentou que a recuperação dos dispositivos não foi possível porque eles se encontram sob os escombros do avião em si.
Mais cedo, autoridades indonésias já haviam informado que acreditavam ter encontrado a fuselagem do avião e informaram que existia uma "grande possibilidade" que os dispositivos estivessem por perto.
"Se for o corpo do avião, então vamos primeiro retirar as vítimas. Depois vamos buscar pelas caixas-pretas", disse à agência de notícias Reuters Supriyadi, coordenador das operações para a Agência Nacional de Busca e Resgate
A aeronave caiu no mar de Java em 28 de dezembro de 2014, quando ia de Surabaia (Indonésia) a Cingapura.
Desde então, buscas pelas caixas-pretas e pelos corpos dos passageiros têm sido feitas incessantemente na região, mas o mau tempo as tem prejudicado.
Até o momento, 48 cadáveres foram recuperados.
No sábado (10), a cauda do avião foi recuperada a cerca de 1 km do local onde sinais fracos e intermitentes emitidos pelas caixas-pretas foram identificados.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia