Para evitar uma paralisação do governo americano, a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou neste sábado um projeto de lei que libera provisoriamente um financiamento governamental. A proposta ajudará cobrir despesas de curto prazo de 45 dias e inclui também ajuda a catástrofes naturais. O texto, no entanto, não prevê financiamento adicional para a Ucrânia ou para a segurança das fronteiras.
A resolução evita que o governo norte-americano entre em “shutdown” a partir de 1º de outubro, data do início do ano fiscal de 2024, e mantém as atividades por pelo menos 45 dias.
Dentre os impactos da paralisação, contratos com empresas privadas podem ser afetados, como aqueles para a fabricação e a inspeção de aeronaves militares. O atraso no pagamento desse tipo de contrato pode custar ainda mais caro ao contribuinte, devido a multas e juros.
O projeto - aprovado com 335 a favor e 91 contra -precisava de dois terços dos membros da Câmara para apoiá-lo, uma vez que foi apresentado por meio de um processo acelerado. Agora, o texto segue para o Senado que tem até a meia-noite (1h da manhã em Brasília) para aprovar o projeto.