A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos debate nesta quarta-feira (18) dois artigos de impeachment contra o presidente Donald Trump: um por abuso de poder e um por obstrução do Congresso. O presidente americano sofrerá impeachment se pelo menos um dos artigos for aprovado em votação por uma maioria simples - ou seja, 216 votos. Espera-se que o debate e a votação sejam encerrados na noite desta quarta-feira.
Segundo um levantamento do Washington Post, com base em declarações públicas, os democratas têm votos suficientes para aprovar os artigos de impeachment: 228 deputados declararam apoio a pelo menos um artigo; 197 se opõem; 3 não se posicionaram.
A decisão tomada nesta quarta-feira será seguida por um julgamento no Senado, onde os republicanos são maioria e as chances de cassação definitiva são muito improváveis. A votação no Senado precisa de uma maioria de dois terços para que o presidente seja removido do cargo.
A líder da Câmara, a democrata Nancy Pelosi, abriu a sessão do plenário nesta tarde. Ela disse que nenhum legislador de nenhum partido veio ao Capitólio para destituir o presidente, mas que Trump, que "violou a constituição", deixou os membros do Congresso sem outra opção.
No centro do processo dos democratas está a alegação de que Trump tentou usar uma reunião na Casa Branca e ajuda militar, desejadas pela Ucrânia para combater a agressão militar russa, para pressionar o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky a iniciar uma investigação sobre o ex-vice-presidente Joe Biden e seu filho Hunter Biden.
Trump também é acusado de buscar uma investigação sobre a teoria infundada de que a Ucrânia conspirou com os democratas para interferir nas eleições presidenciais de 2016.
Deixe sua opinião