A Câmara dos Estados Unidos derrubou a moratória de seis meses para a perfuração de poços de petróleo em águas profundas, que o presidente Barack Obama havia decretado em reação ao vazamento de petróleo no Golfo do México, iniciado em 20 de abril, após a explosão de uma plataforma da British Petroleum (BP). Por 216 votos a 195, os deputados incluíram em um projeto de lei sobre exploração de petróleo "offshore" uma emenda que permite a concessão de novas licenças para perfuração em águas profundas, desde que as empresas mostrem que estão cumprindo as normas de segurança adotadas depois do vazamento.

CARREGANDO :)

"As ações perigosas de uma empresa não deveriam fechar todo um setor de nossa economia. Precisamos resolver os problemas que levaram a esse desastre no Golfo sem paralisar a indústria doméstica de energia da América no processo", disse o deputado Charlie Melancon, do Partido Democrata, de Louisiana.

A liderança do Partido Democrata, o mesmo de Obama, permitiu que a votação acontecesse para não alienar os deputados dos Estados litorâneos que produzem petróleo, como a Louisiana; os deputados democratas desses Estados ameaçavam votar contra a lei de regulamentação da exploração de petróleo "offshore", caso a moratória fosse mantida.

Publicidade