A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou nesta terça-feira (31) um projeto de lei para encerrar a emergência sanitária declarada devido a pandemia da Covid-19. A proposta é de autoria do deputado republicano Brett Guthrie
A proposta foi aprovada com 220 votos a favor e 210 contra. O projeto de lei segue agora para votação no Senado, onde democratas e republicanos contam com 50 parlamentares cada. Em caso de empate, a vice-presidente, Kamala Harris, dará o voto de desempate.
A Câmara ainda aprovou nesta terça projeto de lei que busca acabar com a vacinação obrigatória contra a Covid-19 para trabalhadores de saúde em centros que recebam ajuda federal. O texto foi aprovado com 227 votos a favor, contando com o suporte de sete deputados democratas.
O Escritório de Gestão e Orçamento da Casa Branca havia afirmado na última segunda-feira (30) o planejamento que os Estados Unidos deixem de considerar a pandemia da Covid-19 como uma emergência nacional a partir de 11 de maio, dando a classificação endêmica para a doença a partir dessa data.
A Casa Branca defende que esse período até maio iria auxiliar a evitar o "caos e incerteza no sistema de saúde" em caso da proposta republicana for aprovada dentro do Congresso.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura